A inspeção predial consiste na análise completa do estado da edificação em uso. Ela pode ser realizada em edifícios residenciais, comerciais e públicos. Mas, engana-se quem pensa que o serviço é realizado igualmente em todos os locais. Afinal, é impossível avaliar um shopping da mesma forma que um hospital. Por isso, as normas técnicas estabelecem 3 níveis de inspeção predial de acordo com a tipologia da edificação. Quer conhecê-los? Continue lendo este artigo até o final!
A primeira fase da inspeção predial consiste na identificação e avaliação de anomalias e falhas aparentes. Esta vistoria deve ser realizada por um profissional habilitado na área de conhecimento que tenha total capacidade para avaliar uma edificação menos complexa.
A segunda fase pertencente aos níveis de inspeção predial corresponde à execução de uma inspeção mais detalhada. Nesse caso, vários profissionais de diferentes áreas de atuação realizam uma vistoria mais complexa com o auxílio de equipamentos específicos. Além disso, há uma análise de documentos técnicos para identificar a gravidade dos problemas encontrados no edifício.
A terceira fase que compõe os níveis de inspeção predial acrescenta um estudo mais minucioso da edificação. Nesta etapa, o objetivo central é identificar as anomalias aparentes e ocultas. Os parâmetros utilizados para identificar a vida útil do prédio são testes locais e laboratoriais, ensaios e exames. Sendo assim, podemos dizer que o nível 3 é uma junção do nível 2 com uma análise mais profunda.
Os níveis de inspeção predial são classificados pelo inspetor predial. Este profissional realiza uma análise das condições, características técnicas e finalidade da edificação. Além disso, a complexidade do serviço e a necessidade de formação de equipes multidisciplinares também são critérios para a classificação. Após o diagnóstico, o inspetor predial determina a qual nível aquela inspeção está atribuída.
Você, síndico ou proprietário de edifícios, deve ter consciência de todo o processo de vistoria predial. E isto inclui também os níveis de inspeção predial. A classificação da inspeção é o primeiro passo do serviço, e é ela quem irá direcionar todos os esforços até o fim da vistoria. Portanto, fique atento a esta primeira etapa e acompanhe todo o restante do processo de perto!
Está procurando pelo serviço de inspeção predial? A Sthai pode te ajudar! Somos um escritório de engenharia no RJ especializado em laudos e inspeções técnicas. Contamos com uma equipe de engenheiros de diversas especialidades para uma avaliação completa do seu edifício!
Entre em contato conosco e peça já seu orçamento!
Gostou deste artigo? Acompanhe o blog da Sthai e fique por dentro de todas as novidades! Confira os nossos últimos artigos:
Saber as vantagens e desvantagens do concreto armado é garantia de conhecimento útil para a…
Está buscando novas soluções para sua obra corporativa? Venha entender o que é fachada de…
Nesse artigo, separamos tudo o que você precisa saber sobre a acessibilidade na engenharia civil.…
O projeto de estrutural deve abranger o dimensionamento de edifícios altos. Quer entender mais? Leia…
Vai fazer uma obra corporativa? Nesse artigo, descubra qual dos tipos de fundação é o…
Nesse artigo, separamos 5 consequências da falta de compatibilização de projetos. Quer saber quais são?…