Os casos de desabamentos ocorridos no Rio de Janeiro nos últimos anos alertam para a importância de manter a inspeção predial em dia. Em 2012, 3 prédios desabaram no Centro da Cidade e uma das hipóteses foi a carga excessiva à estrutura.
Visto isso, a segurança predial é um tema que deve ser comum tanto para os síndicos quanto moradores. Portanto, não deve ser negligenciado. Ciente disso, a Sthai Engenharia preparou este artigo para que você possa conhecer quais ações impedem desabamentos. Boa leitura!
Ter um projeto estrutural completo é uma das ações que impedem desabamento.
Veja bem, os fenômenos patólogos, podem ser gerados durante a execução ou ao longo do processo de uso da edificação. Em ambos os casos, a empresa responsável pela obra deve dispor de uma gestão de risco capaz de atender a essa demanda e gerar boas práticas.
As normas técnicas vigentes não podem ser dispensadas durante a formação do projeto estrutural.
Sem dúvida, ao pensarmos no desabamento de uma edificação, a primeira explicação que vem à mente é a falta de inspeção predial. Essa ação observa áreas internas e externas para levantar um parecer técnico sobre a construção. Logo, é durante a inspeção que ocorre toda a análise de sistemas.
A falta de inspeção predial em dia ocasiona prejuízos financeiros e, em casos mais graves, também, à vida. Pois, além de precisar reparar de forma contínua um problema sem que haja solução, coloca-se em risco a vida das pessoas que moram ou circulam pelo local.
O uso inadequado de estrutura é uma das causas mais comuns para desabamentos. Como dissemos no início deste artigo, uma das hipóteses para o caso de 2012 no Rio foi a sobrecarga. Ou seja, uma alteração no uso da estrutura predial. Essa ação não deve ocorrer sem antes haver consulta à empresa que fez o projeto estrutural a fim de garantir que os cálculos estejam corretos e a estrutura é ou não capaz de suportar mais peso.
Neste sentido, obedecer às informações prestadas pela empresa de engenharia civil de modo a não fazer uso inadequado de estrutura faz parte das ações que impedem desabamentos.
O desgaste estrutural, depois de alguns anos, é comum. As intervenções, desse modo, podem ser feitas desde que prestadas sob a orientação de um projeto específico de recuperação. Mais uma vez, o profissional habilitado será responsável por essa execução. Administradoras, síndicos e condôminos devem estar cientes dessa condição.
Por último, o processo de análise da empresa escolhida para prestar os serviços referentes à engenharia civil também participa das ações que impedem desabamentos. Trata-se de um processo de extrema responsabilidade onde não é só colocada a estrutura em questão, mas também o bem-estar de todos.
A empresa deve apresentar certificações e registros que representem a qualificação para os serviços e experiência no mercado. Desta maneira, você, enquanto síndico, poderá ficar mais tranquilo quanto aos cuidados reservados à edificação.
Gostou de conhecer as ações que impedem desabamentos? A Sthai Engenharia é especialista em recuperação estrutural no RJ. Além desse, também disponibilizamos outros serviços capazes de prevenir estrutura predial contra os mais variados riscos. Entre em contato conosco e conheça mais sobre a nossa empresa!
Encontre mais artigos com temas relacionados a esse em nosso blog:
Saber as vantagens e desvantagens do concreto armado é garantia de conhecimento útil para a…
Está buscando novas soluções para sua obra corporativa? Venha entender o que é fachada de…
Nesse artigo, separamos tudo o que você precisa saber sobre a acessibilidade na engenharia civil.…
O projeto de estrutural deve abranger o dimensionamento de edifícios altos. Quer entender mais? Leia…
Vai fazer uma obra corporativa? Nesse artigo, descubra qual dos tipos de fundação é o…
Nesse artigo, separamos 5 consequências da falta de compatibilização de projetos. Quer saber quais são?…