A construção civil é uma área que abrange a confecção de obras de casas, edifícios, pontes, rodovias, ferrovias, barragens, etc. Nesse contexto, são utilizadas estruturas de concreto armado e alvenaria estrutural para dar forma às construções. Logo, é preciso que haja um inspecionamento rigoroso desses elementos para garantir a segurança da edificação. Para isso, é necessário realizar um laudo técnico estrutural! Quer saber mais sobre este documento? Continue lendo este artigo até o final e descubra!
Tire todas as suas dúvidas sobre laudo técnico estrutural!
O que é?
O laudo técnico estrutural é um documento produzido a partir da análise técnica de uma construção. Em geral, são inspecionados os elementos estruturais, de vedação e revestimento. Seu principal objetivo é identificar, diagnosticar e avaliar as anomalias e falhas construtivas que podem colocar a segurança da obra em risco.
Desse modo, o profissional responsável pela obra poderá indicar as devidas medidas corretivas a serem adotadas para a resolução dos problemas encontrados. Tudo isto, claro, estando em conformidade com as normas técnicas regulamentadas pela NBR/ABNT.
Quando deve ser emitido?
O laudo técnico estrutural deve ser emitido em duas situações.
A primeira é quando há a necessidade de modificação da edificação já existente. Por exemplo: ampliação de área, mudança de uso, reforma, etc.
A segunda é quando nota-se a presença de algumas irregularidades na construção existente. Os principais sintomas que podem ser observados são as infiltrações, trincas, fissuras, armadura exposta e outras falhas estruturais.
Quais são as etapas?
Geralmente, a emissão de um laudo técnico estrutural segue 5 principais etapas:
- visita ao local para realização da perícia técnica;
- avaliação e solicitação de ensaios;
- elaboração de laudo a partir da vistoria;
- relatório fotográfico;
- entrega do laudo e emissão do ART.
Qual sua importância?
A importância do laudo técnico estrutural vai de encontro à segurança do sistema estrutural das edificações. Além de garantir que a construção seja feita de forma segura, o documento propicia o aumento da sua vida útil.
Outra vantagem que pode ser observada é a execução de obras dentro das normas vigentes. Isso confere ainda mais proteção ao estado de conservação da edificação.
Quem pode emitir?
O laudo técnico estrutural é emitido por um engenheiro civil. O profissional habilitado elabora o documento com as diretrizes para atender às necessidades do cliente e ainda emite a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
Conte com a Sthai Engenharia!
A Sthai Engenharia é a empresa que você estava procurando para emitir o seu laudo técnico estrutural! Somos especializados no desenvolvimento de projetos estruturais, laudos e inspeções técnicas, recuperação estrutural e obras corporativas.
Atendemos todo o Estado do Rio de Janeiro com competência, agilidade e expertise. Entre em contato conosco e garanta a integridade da sua obra com a ajuda dos nossos profissionais!
Gostou deste artigo? Acompanhe o blog da Sthai Engenharia e fique por dentro das novidades do mundo da engenharia civil!