Escolher entre os tipos de fundação é o primeiro passo para realizar uma obra, seja ela corporativa ou residencial. Por essa razão, certificar-se a respeito da opção mais adequada é fundamental para garantir mais qualidade para o empreendimento.
Está em dúvida sobre qual estrutura é ideal para suportar a carga total da sua construção? Neste artigo, citamos exemplos de fundações. Confira!
Tipos de fundações: formatos usados na engenharia civil
As fundações cumprem com o papel de absorver o peso da construção e distribuí-lo no solo com segurança.
Os tipos de fundações estão classificados entre dois grandes grupos distintos: rasos/superficiais e profundos. Abaixo, veja quais são os mais usados em obras. Entenda qual é o melhor para a sua!
1- Fundações rasas
Em primeiro, as fundações rasas são formadas por bases de concreto apoiadas na superfície do solo. Segundo a NBR 6122/10, a profundidade de apoio delas não ultrapassa duas vezes a menor dimensão e é inferior ou igual a 3 metros.
Os formatos de fundações rasas mais comuns são:
- sapatas: podem ser classificadas em isoladas, corridas, associadas ou alavancadas. Suportam edificações com capacidade baixa ou média de peso total. São indicadas para terrenos de terra firme;
- blocos de fundação: usados em obras de pequeno porte em solos resistentes. São usados sem armadura para distribuir o peso da construção no solo. É observado como um dos tipos de fundações mais econômicas;
- radier: formado por placa de concreto armado, o radier é recomendado para construções de pequeno porte em terrenos argilosos.
2- Fundações profundas
As fundações profundas seguem o inverso do que a NBR 6122/10 determina para as fundações rasas. Ou seja, a profundidade de apoio dessas pode ultrapassar duas vezes a menor dimensão e são maiores do que 3 metros.
De forma geral, são utilizadas na construção de grandes edifícios ou em casos onde o solo só apresenta resistência em profundidade.
Veja os tipos de fundação profunda na sequência:
- estacas: podem ser compostas por madeira, aço, concreto ou pela mistura de mais de um desses itens. São compridas e apresentam seções transversais pequenas. Por isso, podem ser cravadas ou perfuradas no solo;
- tubulões: são construídos por aço ou concreto. A formação deles pode ser feita a céu aberto ou sob ar comprimido.
Faça sua obra corporativa com a Sthai Engenharia!
Descobriu qual dos tipos de fundação é ideal para sua obra corporativa no RJ? Conte com a nossa empresa de engenharia civil no RJ para construir com excelência! Entre em contato conosco para solicitar um orçamento ainda hoje!