Escolher entre os tipos de fundação é o primeiro passo para realizar uma obra, seja ela corporativa ou residencial. Por essa razão, certificar-se a respeito da opção mais adequada é fundamental para garantir mais qualidade para o empreendimento.
Está em dúvida sobre qual estrutura é ideal para suportar carga total da sua construção? Neste artigo, citamos exemplos de fundações. Confira!
As fundações cumprem com o papel de absorver o peso da construção e distribuí-lo no solo com segurança.
Os tipos de fundações estão classificados entre dois grandes grupos distintos: rasos/superficiais e profundos. Abaixo, veja quais são os mais usados em obras. Entenda qual é o melhor para a sua!
Em primeiro, as fundações rasas são formadas por bases de concreto apoiadas na superfície do solo. Segundo a NBR 6122/10, a profundidade de apoio delas não ultrapassa duas vezes a menor dimensão e é inferior ou igual a 3 metros.
Os formatos de fundações rasas mais comuns são:
As fundações profundas seguem o inverso do que a NBR 6122/10 determina para as fundações rasas. Ou seja, a profundidade de apoio dessas pode ultrapassar duas vezes a menor dimensão e são maiores do que 3 metros.
De forma geral, são utilizadas na construção de grandes edifícios ou em casos onde o solo só apresenta resistência em profundidade.
Veja os tipos de fundação profunda na sequência:
Descobriu qual dos tipos de fundação é ideal para sua obra corporativa no RJ? Conte com nossa empresa de engenharia civil no RJ para construir com excelência! Entre em contato conosco para solicitar um orçamento ainda hoje!
Saber as vantagens e desvantagens do concreto armado é garantia de conhecimento útil para a…
Está buscando novas soluções para sua obra corporativa? Venha entender o que é fachada de…
Nesse artigo, separamos tudo o que você precisa saber sobre a acessibilidade na engenharia civil.…
O projeto de estrutural deve abranger o dimensionamento de edifícios altos. Quer entender mais? Leia…
Nesse artigo, separamos 5 consequências da falta de compatibilização de projetos. Quer saber quais são?…
Neste artigo, listamos as 4 situações entendidas como impactos da falta de reforço estrutural. Confira…