CONHEÇA NOSSO BLOG
05Maio

Nova NBR 9050: saiba mais sobre a acessibilidade na engenharia civil

De acordo com um levantamento feito pelo IBGE em 2019, cerca de 45 milhões de brasileiros apresentavam algum tipo de deficiência. Na época, este número em percentual era equivalente a 25% da população. Em função disso, se tornou tão importante falar a respeito da acessibilidade na engenharia civil. Continue lendo este artigo para entender mais sobre o tema!

Acessibilidade na engenharia civil: qual é a importância?

Projetar e estruturar espaços que proporcionem autonomia a todos é um dos deveres da engenharia civil. Por essa razão, o conceito de acessibilidade na engenharia civil é um dos temas que mais geram debates na área.

Quando você solicita um serviço, enquanto cliente, pode se manifestar sobre uma determinada parte do projeto. Neste sentido, os profissionais precisam defender a responsabilidade da montagem de áreas que proporcionem o direito de ir e vir a todos. Desta maneira, tornam a estrutura muito mais inclusiva.

Sendo assim, a importância da acessibilidade na engenharia civil não provém de um pensamento que visa aumentar as despesas, mas sim de transformar ambientes de forma integrativa. Os projetistas, portanto, devem zelar pelos direitos dos cidadãos.

Além disso, é válido destacar que os projetos de imóveis acessíveis tendem a ser considerados mais valorizados por estarem de acordo com Lei.

Nova NBR 9050 e a acessibilidade: como a engenharia pode ajudar?

A NBR 9050 foi criada pela ABNT em 1985 com o objetivo de garantir acessibilidade no meio urbano. Visto isso, desde então tem sido usada por arquitetos, engenheiros, construtores e profissionais que lidam de forma indireta com engenharia civil. Afinal, ela serve como um guia de instruções para a adequação das edificações.
No entanto, em 2015 houve uma atualização para adequá-la aos projetos e desenhos mais modernos. Em função disso, a aplicação se estendeu para diversos empreendimentos como empresas, condomínios, restaurantes, etc.

Sendo assim, a nova proposta da NBR 9050 é expandir a inclusão de pessoas contempladas pela Norma. Ou seja, desde pessoas que têm deficiência física comprovada até idosos, obesos e outros indivíduos com mobilidade reduzida.

Sua dúvida agora pode ser: “Mas como a engenharia é capaz de transformar os ambientes para essas pessoas? É possível?”. Entenda quais são as bases usadas pela engenharia na sequência.

Empatia

A acessibilidade na engenharia civil deve ser baseada no conceito de empatia. Tendo em vista que o profissional projetista conhece os critérios técnicos e parâmetros orientados pela nova NBR 9050, ele deve propor todas as soluções baseadas nesses quesitos. Por consequência, torna os ambientes mais inclusivos. Em outras palavras, com garantia de acesso a todo tipo de público.

Responsabilidade

Todos os equipamentos dispostos nos ambientes criados por projetistas precisam ter uso facilitado para as pessoas com diferentes capacidades. Por isso, a aplicação dos regulamentos deve ser feita para evitar o risco de acidentes.

Criatividade

A acessibilidade na construção civil também pode ser atrelada à criatividade. Afinal, os projetos devem ser adaptados para todas as pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. Assim, os direitos de todos ficam resguardados.

O que pode ser modificado no projeto para torná-lo mais acessível?

Por fim, os recursos que temos disponíveis para tornar os projetos mais inclusivos são:

  1. acessibilidade ampliada: uso dos meios tecnológicos dentro do projeto de construção civil;
  2. calçadas maiores: o aumento das calçadas visa oferecer conforto a todos, inclusive aos cegos;
  3. símbolos: desenhos ou marcações para mostrar área reservada às pessoas com deficiência;
  4. sinalização sonora: usada com o objetivo de identificar locais que servem como rotas para pessoas com mobilidade reduzida;
  5. rampas no lugar de escadas: as calçadas precisam ser rebaixadas para a instalação de rampas. É considerado o limite de 6%.

Faça seu projeto estrutural com a Sthai Engenharia!

Gostou de saber mais sobre acessibilidade na engenharia civil? Nossa empresa de engenharia no RJ realiza projetos estruturais para que sua construção tenha a mais alta performance. Construir com excelência é nosso lema! Envie dúvidas ou peça um orçamento por meio do formulário em nosso site!

Posts Recentes Tags