Segundo a Lei Estadual 6.400, a vistoria predial é obrigatória para prédios residenciais, comerciais e públicos. Ela descreve que essas edificações devem passar por nova avaliação a cada 5 anos. Sendo assim, os laudos técnicos no varejo são fundamentais tanto para reforma quanto para ocupação de uma determinada área. Com ele, o contratante é capaz de se resguardar tanto juridicamente quanto tecnicamente.
Quer entender mais? Prossiga a leitura deste artigo!
Os laudos técnicos no varejo são elaborados por engenheiros habilitados e credenciados no CREA-RJ, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro, ou arquitetos registrados no CAU, Conselho de Arquitetura e Urbanismo.
O ambiente comercial requer atenção tanto para as questões estruturais quanto para as instalações. À vista disso, os laudos técnicos estruturais são focados em garantir a estabilidade das estruturas, assegurando a segurança.
Já os laudos técnicos das instalações, são voltados para a manutenção do bom funcionamento dos sistemas, seja eles de ar condicionado, hidrossanitário, elétrico e mais. Com isso, o laudos das instalações verifica se o ambiente está de acordo com os critérios do Corpo de Bombeiros.
Em ambos laudos citados são observadas as NBRs, recomendações da ABNT e anotações junto ao CREA.
Se você comprou uma loja agora, por exemplo, os laudos técnicos no varejo permitem conhecer atributos que não são identificados facilmente. Assim, os engenheiros analisam todos os aspectos de risco e projetos complementares à construção para obterem um parecer técnico.
Como dissemos no início deste artigo, a Lei determina que a manutenção da avaliação seja feita a cada 5 anos. Em detrimento disso, não realizá-la significa não estar em dia com os laudos técnicos no varejo.
Por inferência, essa situação pode ser determinante para o aparecimento de danos estruturais ou de sistemas, como infiltrações e tomadas sem funcionamento, dentre outras coisas. Esses fatores simbolizam maior quantidade de gastos.
Além disso, a falta do laudo técnico de acordo com a lei vigente pode ocasionar multas e outras punições.
Sim. Uma vez que o empreendedores apresentam os laudos técnicos, se isentam da responsabilidade sobre problemas que possam ocorrer em momentos posteriores à análise. Desta maneira, os laudos técnicos no varejo funcionam como argumentos para o setor jurídico.
Entendeu a importância dos laudos técnicos no varejo? A nossa empresa de engenharia no RJ conta com profissionais que possuem o know-how necessário para realizá-los. Entre em contato conosco e peça seu orçamento por meio do formulário que se encontra em nosso site. Estamos aguardando por você!
Veja outros artigos exclusivos que estão em nosso blog:
Entenda o que diz Lei de Inspeção Predial no RJ
Qual importância da vistoria cautelar de vizinhança?
7 dicas para planejar e executar uma obra corporativa
O que é o laudo de autovistoria predial? Veja como obter!
Saber as vantagens e desvantagens do concreto armado é garantia de conhecimento útil para a…
Está buscando novas soluções para sua obra corporativa? Venha entender o que é fachada de…
Nesse artigo, separamos tudo o que você precisa saber sobre a acessibilidade na engenharia civil.…
O projeto de estrutural deve abranger o dimensionamento de edifícios altos. Quer entender mais? Leia…
Vai fazer uma obra corporativa? Nesse artigo, descubra qual dos tipos de fundação é o…
Nesse artigo, separamos 5 consequências da falta de compatibilização de projetos. Quer saber quais são?…